quinta-feira, 26 de junho de 2008

Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba comemora o Dia Nacional do Bombeiro



O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba realiza na próxima quarta-feira (02/07) às 10h00min horas, solenidade alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro Militar, no Quartel do Comando Geral do CBMPB.
A solenidade será conduzida pelo Sr. Coronel QOBM Claudimar Antonio do Nascimento, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, e contará com a presença de várias autoridades civis e militares que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da instituição.

O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR no Brasil, foi criado em de 2 de julho de 1856, pelo Decreto n° 1.775, com a identidade de Corpo Provisório de Bombeiros da Corte.
Até então, a extinção dos incêndios que ocorriam na cidade do Rio de Janeiro, era de responsabilidade dos Arsenais de Guerra e de Marinha, da Seção de Obras Públicas e da Casa de Correção. Os homens dessas seções eram artífices comuns, preparados para, em casos de incêndio, deixar seus afazeres e se dirigirem ao local para participar dos trabalhos de extinção. Sendo uma atividade ligada a prédios e outras construções, D. Pedro II escolheu para comandá-lo o major do Corpo de Engenheiros, João Batista de Castro Moraes Antas. Quatro anos depois, em 1860, diante do êxito do serviço, o Corpo deixou a condição de "provisório" e passou a denominar-se Corpo de Bombeiros da Corte.
Em 21 de julho de 1880, através do Decreto nº 7.766, foram concedidas graduações militares aos oficiais do Corpo de Bombeiros, com o uso das respectivas insígnias. No ano seguinte, mais exatamente em 17 de dezembro de 1881, o Decreto nº 8.337 reafirmava a condição militar do Corpo de Bombeiros, elevava o seu efetivo e autorizava o Governo a empregá-lo em caso de guerra, como sapadores ou pontoneiros.
Defendendo a Pátria em várias oportunidades, os bombeiros entraram para a história compondo os "Voluntários da Pátria" na Guerra do Paraguai, em 1865, quando alguns não voltaram; lutaram contra a desordem no Paraná, onde o Tenente-Coronel Antônio Gomes Carneiro perdeu a vida e entrou para a história como o "Herói da Lapa".

Nenhum comentário: